terça-feira, 1 de maio de 2012

Levita: você se considera um?Levi, do hebraico Lêwi, ligado à raiz Iãwâ, quer dizer “juntar”. O nome Levi pertence a mesma família da palavra Haleluia.

Em Gênesis 29.34, está escrito: “E concebeu outra vez Lia e teve um filho, dizendo: Agora, esta vez se ajuntará meu marido comigo, porque três filhos lhe tenho dado; por isso, chamou o seu nome Levi”.

Como visto, o nome daquele que deu origem a tribo dos levitas significa unir. Essa união refere-se a união de Jacó (esposo) com Lia (esposa). Assim, percebemos que os levitas têm a responsabilidade de proporcionar a união entre Deus (esposo) e sua Igreja (esposa).

Vou lhe dar alguns minutos para que você reflita sobre minhas duas próximas perguntas:

- Como você tem exercido seu ministério?
- Você tem utilizado seu dom para gerar união ou para semear a desordem?

Pensou bastante? Reflita mais um pouco, por favor...

É muito comum nos referirmos aos ministros de louvor e aos músicos cristãos como “levitas”. Não encontramos, porém, referência alguma, no Novo Testamento, a ministros de louvor ou a músicos dentro da igreja. Jesus disse somente que Deus procura verdadeiros adoradores que “adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem” (João 4.23).

O apóstolo Paulo incentiva todos os cristãos a prestarem louvor a Deus com Salmos, hinos e cânticos espirituais (Efésios 5.19,20). “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração” (Colossenses 3.16).

E quanto à origem do conceito de ser um “levita”, empregado em nossos dias? Como ele surgiu? Você se considera um? Você exerce a função de ministro de louvor ou é músico em sua igreja local? A seguir veremos que ser um levita nada tem a ver com música, pelo menos não no modo como alguns utilizam o nome para designar os responsáveis pela execução dos louvores dentro das igrejas.

Originalmente, ser um levita era ser descendente de Levi, um dos doze filhos de Jacó. A trajetória dos levitas começou a se projetar na história do povo israelita quando esses se manifestaram para servir unicamente ao Senhor, uma vez que os demais haviam se entregue à idolatria.

Moisés, ao descer do monte, contemplou toda a adoração feita ao bezerro de ouro e exigiu um posicionamento dos israelitas. “Pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do Senhor, venha a mim. Então, se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi” (Êxodo 32.26).

Somente os levitas foram sensíveis ao chamado de Moisés. A partir de então, os levitas começaram a exercer funções de destaque, pois desejavam cumprir a vontade de Deus. O Senhor também nos convida a sermos santos, separados para ele e para os seus propósitos. Devemos ser diferentes em natureza e em caráter perante o mundo.

Os levitas se tornaram ministros de Deus, dentre eles sacerdotes, como os filhos de Arão, e os demais seus auxiliares. Mesmo os sacerdotes sendo também descendentes de Levi, no Velho Testamento era comum chamar de levitas os ajudantes daqueles. Os levitas (ajudantes) tinham a função de cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, carregando-os, também, durante a viagem pelo deserto (capítulos 3, 4, 8 e 18 de Números).

Na Bíblia, está escrito que “Deus falou a Moisés: Faze chegar a tribo de Levi e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam, e tenham cuidado da sua guarda e da guarda de toda a congregação, diante da tenda da congregação, para administrar o ministério do tabernáculo, e tenham cuidado de todos os utensílios da tenda da congregação e da guarda dos filhos de Israel, para administrar o ministério do tabernáculo” (Números 3.5-8).

Naquele tempo, os levitas nada tinham a ver com a música no tabernáculo. A própria Lei de Moisés não havia estabelecido uma parte musical no culto. Ainda que não houvesse ordenamento quanto à música nas celebrações, as orações e os sacrifícios retratavam o sentido de louvor, adoração e ações de graças.

Sendo músico e compositor desde jovem, Davi foi o responsável pela inserção da música como parte integrante do culto. “E sucedia que, quando o espírito mau, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tocava a harpa e a tocava com a sua mão; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele” (1 Samuel 16.23).

A música de Davi tinha poder para afastar o espírito mau porque o Senhor era com ele (v. 18). Não adianta um músico tocar muitíssimo bem seu instrumento se o Pai não estiver com ele. A técnica não substitui a presença de Deus na vida de um músico. Jamais se esqueça destas palavras: a técnica não substitui a unção!

Davi atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. Aos levitas também eram atribuídas diversas funções, como porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas. “E estes homens trabalhavam fielmente na obra; e os superintendentes sobre eles eram Jaate e Obadias, levitas, dos filhos de Merari, como também Zacarias e Mesulão, dos filhos do coatitas, para adiantarem a obra, e outros levitas, todos que eram peritos em instrumentos de música” (2 Crônicas 34.12).

O levita nos dias atuais

Mesmo não sendo descentendes de Levi, podemos utilizar a desiginação “levita”, fazendo um paralelo entre Israel e a Igreja de Cristo. Assim, podemos considerar como sendo um “levita” todo cristão que serve em qualquer ministério (e não unicamente o ministério da música). O levita é aquele que executa qualquer serviço ligado ao culto, desde o mais simples ou discreto até ao que mais se destaca.

Ser um levita é ser simplesmente um servo e não alguém que seja alvo da glória humana por estar em posição de maior visibilidade.

Os levitas designados por Davi para o louvor eram liderados por Asafe, Hemã e Jedutum. Eles profetizavam por meio de seus instrumentos musicais, como harpa, alaúdes e saltérios. “E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, e com alaúdes, e com saltérios...” (1 Crônicas 25.1).

Foi nessa época que a maior parte dos Salmos de Israel surgiu. O Espírito Santo falava ao povo por meio dos levitas. Se você realmente quiser ser chamado de levita precisa estar disposto a se sacrificar, caminhar em direção contrária ao pecado e seguir rumo a um nível de qualidade excelente em seu ministério, independente da função que exerça.


Renato Collyer