terça-feira, 1 de maio de 2012

Levita: você se considera um?Levi, do hebraico Lêwi, ligado à raiz Iãwâ, quer dizer “juntar”. O nome Levi pertence a mesma família da palavra Haleluia.

Em Gênesis 29.34, está escrito: “E concebeu outra vez Lia e teve um filho, dizendo: Agora, esta vez se ajuntará meu marido comigo, porque três filhos lhe tenho dado; por isso, chamou o seu nome Levi”.

Como visto, o nome daquele que deu origem a tribo dos levitas significa unir. Essa união refere-se a união de Jacó (esposo) com Lia (esposa). Assim, percebemos que os levitas têm a responsabilidade de proporcionar a união entre Deus (esposo) e sua Igreja (esposa).

Vou lhe dar alguns minutos para que você reflita sobre minhas duas próximas perguntas:

- Como você tem exercido seu ministério?
- Você tem utilizado seu dom para gerar união ou para semear a desordem?

Pensou bastante? Reflita mais um pouco, por favor...

É muito comum nos referirmos aos ministros de louvor e aos músicos cristãos como “levitas”. Não encontramos, porém, referência alguma, no Novo Testamento, a ministros de louvor ou a músicos dentro da igreja. Jesus disse somente que Deus procura verdadeiros adoradores que “adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem” (João 4.23).

O apóstolo Paulo incentiva todos os cristãos a prestarem louvor a Deus com Salmos, hinos e cânticos espirituais (Efésios 5.19,20). “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração” (Colossenses 3.16).

E quanto à origem do conceito de ser um “levita”, empregado em nossos dias? Como ele surgiu? Você se considera um? Você exerce a função de ministro de louvor ou é músico em sua igreja local? A seguir veremos que ser um levita nada tem a ver com música, pelo menos não no modo como alguns utilizam o nome para designar os responsáveis pela execução dos louvores dentro das igrejas.

Originalmente, ser um levita era ser descendente de Levi, um dos doze filhos de Jacó. A trajetória dos levitas começou a se projetar na história do povo israelita quando esses se manifestaram para servir unicamente ao Senhor, uma vez que os demais haviam se entregue à idolatria.

Moisés, ao descer do monte, contemplou toda a adoração feita ao bezerro de ouro e exigiu um posicionamento dos israelitas. “Pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do Senhor, venha a mim. Então, se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi” (Êxodo 32.26).

Somente os levitas foram sensíveis ao chamado de Moisés. A partir de então, os levitas começaram a exercer funções de destaque, pois desejavam cumprir a vontade de Deus. O Senhor também nos convida a sermos santos, separados para ele e para os seus propósitos. Devemos ser diferentes em natureza e em caráter perante o mundo.

Os levitas se tornaram ministros de Deus, dentre eles sacerdotes, como os filhos de Arão, e os demais seus auxiliares. Mesmo os sacerdotes sendo também descendentes de Levi, no Velho Testamento era comum chamar de levitas os ajudantes daqueles. Os levitas (ajudantes) tinham a função de cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, carregando-os, também, durante a viagem pelo deserto (capítulos 3, 4, 8 e 18 de Números).

Na Bíblia, está escrito que “Deus falou a Moisés: Faze chegar a tribo de Levi e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam, e tenham cuidado da sua guarda e da guarda de toda a congregação, diante da tenda da congregação, para administrar o ministério do tabernáculo, e tenham cuidado de todos os utensílios da tenda da congregação e da guarda dos filhos de Israel, para administrar o ministério do tabernáculo” (Números 3.5-8).

Naquele tempo, os levitas nada tinham a ver com a música no tabernáculo. A própria Lei de Moisés não havia estabelecido uma parte musical no culto. Ainda que não houvesse ordenamento quanto à música nas celebrações, as orações e os sacrifícios retratavam o sentido de louvor, adoração e ações de graças.

Sendo músico e compositor desde jovem, Davi foi o responsável pela inserção da música como parte integrante do culto. “E sucedia que, quando o espírito mau, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tocava a harpa e a tocava com a sua mão; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele” (1 Samuel 16.23).

A música de Davi tinha poder para afastar o espírito mau porque o Senhor era com ele (v. 18). Não adianta um músico tocar muitíssimo bem seu instrumento se o Pai não estiver com ele. A técnica não substitui a presença de Deus na vida de um músico. Jamais se esqueça destas palavras: a técnica não substitui a unção!

Davi atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. Aos levitas também eram atribuídas diversas funções, como porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas. “E estes homens trabalhavam fielmente na obra; e os superintendentes sobre eles eram Jaate e Obadias, levitas, dos filhos de Merari, como também Zacarias e Mesulão, dos filhos do coatitas, para adiantarem a obra, e outros levitas, todos que eram peritos em instrumentos de música” (2 Crônicas 34.12).

O levita nos dias atuais

Mesmo não sendo descentendes de Levi, podemos utilizar a desiginação “levita”, fazendo um paralelo entre Israel e a Igreja de Cristo. Assim, podemos considerar como sendo um “levita” todo cristão que serve em qualquer ministério (e não unicamente o ministério da música). O levita é aquele que executa qualquer serviço ligado ao culto, desde o mais simples ou discreto até ao que mais se destaca.

Ser um levita é ser simplesmente um servo e não alguém que seja alvo da glória humana por estar em posição de maior visibilidade.

Os levitas designados por Davi para o louvor eram liderados por Asafe, Hemã e Jedutum. Eles profetizavam por meio de seus instrumentos musicais, como harpa, alaúdes e saltérios. “E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, e com alaúdes, e com saltérios...” (1 Crônicas 25.1).

Foi nessa época que a maior parte dos Salmos de Israel surgiu. O Espírito Santo falava ao povo por meio dos levitas. Se você realmente quiser ser chamado de levita precisa estar disposto a se sacrificar, caminhar em direção contrária ao pecado e seguir rumo a um nível de qualidade excelente em seu ministério, independente da função que exerça.


Renato Collyer

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz!
    Nós da www.radioaguiasdecristo.com estamos convidando para acessar a nossa web rádio e divulgar entre seus amigos.
    Diga a eles que suas músicas estão sendo tocadas e para eles votarem para que no dia seguinte seja a mais pedida e assim a mais tocada.
    Não cobramos para divulgar seus trabalhos fonográficos. Suas músicas para permanecerem na programação irá depender das solicitações.
    Desde já agradecemos.
    Caso ainda não nos enviou seu trabalho entre em contato conosco
    pelo e-mail radioaguiasdecristo@outlook.com
    ou nossa página no face
    https://www.facebook.com/RadioAguiasDeCristo?ref=hl
    Rádio Águias de Cristo
    VOANDO CADA VEZ MAIS ALTO!

    ResponderExcluir