segunda-feira, 3 de maio de 2010

O louvor criativo se renova a cada dia
O louvor criativo permanece sempre vivo. O descuido com o louvor e a monotonia são elementos impeditivos para que a graça de Deus se manifeste no meio do seu povo.

É fato que a música secular de um modo geral “evolue” a passos largos, enquanto que em algumas igrejas ainda se cantam hinos de mais de três décadas atrás.

A música representa uma forte ferramenta de evangelização. Uma melodia bem executada é capaz de transpor as barreiras de uma alma abatida pelas dores da vida. A música pode acalmar um coração aflito e prepará-lo para receber uma palavra de conforto vindo direto do coração do Pai.

Como filhos de Deus, devemos ser criativos para sempre inovar, buscando novos meios de adorar ao Senhor. Não podemos cair na mesmice e transformar o momento de louvor a Deus em algo cansativo e repetitivo.

“Louvai ao Senhor! Cantai ao Senhor um cântico novo e o seu louvor, na congregação dos santos” (Salmo 149.1). A Palavra de Deus nos convida a entoar um novo cântico, canções que têm poder para edificar, exortar, consolar e libertar.

Lúcifer foi criado para adorar a Deus, no entanto queria para ele próprio essa adoração. Sendo expulso por afrontar ao Senhor, ele tem desvirtuado tudo aquilo que é usado para adorar a Deus – como música, danças, teatro e artes plásticas. O Inimigo sempre procura distorcer a realidade para nos confundir.

Precisamos entender que a música e a dança foram criadas para demonstrar nossa gratidão ao Senhor. O inimigo tenta de todas as maneiras perverte-las, levando-as para o lado da carnalidade do pecado.

A dança é um canal que expressa o júbilo de nosso coração ao Senhor, porém o diabo sempre tenta corrompê-la. “E aconteceu que, chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se o furor de Moisés, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte” (Êxodo 32.19).

Não se esqueça de que você é um grande instrumento nas mãos de Deus. Se você exerce a função de cantor ou musicista dentro da casa do Senhor, tome cuidado para não tomar para si o louvor e a adoração que pertencem a Deus.

Ora, pois trazei-me um tangedor. E sucedeu que, tangendo o tangedor, veio sobre ele a mão do Senhor. E disse: Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitas covas. Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento e não vereis chuva; todavia, este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós e o vosso gado e os vossos animais. (2 Reis 3.15-17)

O profeta Eliseu disse “trazei-me um tangedor”, referindo-se, provavelmente, a um músico de instrumento de cordas, como a harpa. Percebemos, nesse episódio, o poder da música para afastar a alma da influência de coisas exteriores e prepará-la para as visões interiores.

Isso se torna igualmente manifesto em diversas passagens bíblicas. “Então, virás ao outeiro de Deus, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando ali na cidade, encontrarás um rancho de profetas que descem do alto e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas, e harpas; e profetizarão” (1 Samuel 10.5,6).

Adoradores desconhecidos. Podemos notar que a Bíblia não faz menção ao nome desses músicos. Eram desconhecidos. Seus nomes não entraram para a História. Porém enquanto tocavam, a presença de Deus era real.

Quando a música era executada, algo de sobrenatural acontecia. Aqueles músicos não estavam preocupados com a fama, eles queriam somente expressar através da música o que estava transbordando em seus corações.

Se você executa seu instrumento musical para obter fama e sucesso, chegou a hora de voltar à essência do louvor. Pare de ir pelo caminho errado. Nosso Pai deseja verdadeiros adoradores. Não seja um falso adorador. Adore a Deus com compromisso, com paixão e sinceridade.

Quando adoramos a Deus com sinceridade e expressamos nosso amor, as palavras ultrapassam o espaço de um templo ou de uma casa. Nosso louvor deve chegar até os céus como perfume suave.


Renato Collyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário