quarta-feira, 3 de março de 2010

Fé e perseverança
A perseverança é uma das principais características da oração eficaz. “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á" (Mateus 7.7,8). Em diversos textos, a Bíblia nos orienta a sermos perseverantes. Destacamos dois passos que devemos seguir:

1) Estar em comunhão com o Pai a todo o momento. “Orai sem cessar“ (1 Tessalonicenses 5.17). Isso não se refere a estar em constante oração, mas em constante comunhão com Deus. Uma vida de constante oração (literalmente falando, orar a todo instante) revela-se impraticável em função de nossas outras atividades diárias. A atenção no trabalho, a condução de um veículo ou mesmo a execução de determinadas tarefas nos impedem de estar em constante oração. Orar sem cessar, entretanto, não se trata disso.

Ter uma vida de comunhão com Deus é aceitar sua Palavra e atender ao seu chamado. É isso que Paulo nos orienta a fazer. É como se o apostolo, de certa forma, nos dissesse: “Faça o que você tem que fazer. Trabalhe, estude, viva sua vida da melhor maneira possível, mas não deixe de conversar com seu Pai, de ter uma vida de intimidade com ele”.

2) Aprender a esperar no Senhor. “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor“ (Salmo 40.1). Já era tarde. Todas as luzes da casa estavam apagadas. Quase todas. Na verdade, a luz de uma pequena lanterna estava bem atenta. Os pequenos olhos lutavam para não serem vencidos pelo sono. Afinal, há muito já passava da hora de dormir. As pequeninas mãos deslizavam sobre o corrimão da escada. A criança estava ansiosa aguardando alguém especial. Esta cena lhe parece familiar? Sim, é noite de natal.

As horas passaram, e o sono sagrou-se vencedor. O pequeno menino sequer notou quando seu pai deixou o presente. “Ano que vem eu o vejo”, foi o pensamento do dia seguinte. Você conseguiu notar, nesse nosso simples exemplo, o que é esperança?

Nada mais sincero do que um coração infantil, não é mesmo?

A esperança está intimamente ligada à perseverança. Aquele que espera é aquele que confia, que é persistente. O Salmista nos orienta a esperar em Deus, pois unicamente ele sabe o momento certo para que as coisas aconteçam em nossas vidas.

Quando esperamos no Senhor, declaramos nossa fé no Pai. Quando esperamos, ficamos atentos e vigilantes. É pouco provável que alguém, esperando muito algo acontecer, vá dormir e aguardar chegar o dia seguinte. A Bíblia nos adverte para que não sejamos ansiosos: "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal" (Mateus 6.34). Mas também nos orienta a estarmos atentos e perseverantes: "Perseverai em oração, velando nela com ação de graças" (Colossenses 4.2).


Renato Collyer
(artigo publicado pelo site
http://www.icrvb.com/ em 10.02.2010)


Gostou? Baixe o áudio desde artigo em mp3 (TextAloud):

Nenhum comentário:

Postar um comentário